“Esporte declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial
da Cidade do Rio de Janeiro”
1945-2018
Comemoração 73 anos de frescobol
REGRAS BÁSICAS DE AVALIAÇÃO
EXTRATO DO MANUAL DE REGRAS DA ABRAF
M O D A L I D A D E DUPLA
QUESITOS
A SEREM AVALIADOS:
REGRA
1
SEQUÊNCIA
Período de tempo que representa a quantidade de bolas trocadas, atacadas
ou defendidas pelos atletas enquanto não houver uma interrupção. A sequência é
uma das premissas básicas do frescobol, para dar um bom jogo é essencial manter
a bola no ar, quanto maior o número de bolinhas que vai ao chão, menor a nota e
pior a apresentação. O jogo terminará ao fim do tempo previsto para 5 minutos
ou quando a equipe zerar a tabela de sequência; o que ocorrer primeiro findará
a apresentação. Também é importante lembrar que o “salvamento” está intimamente
ligado à sequência, quando se salva uma bola a equipe deixa de perder pontos na
nota de sequência, conforme a tabela abaixo:
As equipes jogarão 5 minutos de bola
viva, isto é, cada vez que a bola vai ao chão o cronômetro é parado, com a
tabela de sequências abaixo:
REGRA 2
ATAQUE
A
definição de ATAQUE está mencionada abaixo, mas para fins de avaliação
adotaremos a seguinte nomenclatura relacionada ao quesito ataque:
a.
ATAQUE PREFERENCIAL (são os ataques realizados no lado dominante do atleta ou o
lado em que ele segura a raquete).
b.
ATAQUE NÃO PREFERENCIAL ou REVÉS ou ainda DESTREZA REVÉS (são os ataques
realizados no lado NÃO dominante do atleta; o lado CONTRÁRIO em que ele segura
a raquete e para fins de avaliação é considerado uma DESTREZA ou HABILIDADE
desenvolvida pelo atleta).
c.
ATAQUE ALTO ou DESTREZA ALTA (são os golpes especiais de ataques realizados por
sobre o corpo do atleta, acima da altura do ombro ou da cabeça e para fins de
avaliação é considerado uma DESTREZA ou HABILIDADE desenvolvida pelo atleta).
ATAQUE
O ataque é a ação enérgica realizada pelos jogadores ou equipes com a
finalidade de golpear a bola, com a maior eficiência possível na intenção de
cumprir uma das tarefas básicas do frescobol. Um ataque é caracterizado quando,
durante a apresentação, o atleta aumenta a velocidade da bola que foi passada
pelo seu parceiro ou havendo a possibilidade de avaliação por instrumento
(radar), conforme a velocidade mínima estabelecida pela Associação. A bola tem
que sair da raquete com mais força do que quando foi recebida através de um
passe, defesa, salvamento, ataque ou qualquer outro movimento que possa ser
realizado a fim de possibilitar um bom jogo.
Observações
importantes:
Os atletas deverão buscar a todo o tempo
atacar;
Apesar da regra básica a bola no ar,
isto é, a valorização da sequência como princípio essencial ao esporte; o ataque
se notabiliza como o principal quesito para dar a nota final da equipe, visto
que um bom jogo será mapeado pelos golpes desferidos pelos atletas durante a
apresentação.
O atleta poderá preparar a bola para que
seu parceiro realize os ataques preferenciais (aquele realizado no lado
dominante do atleta, o lado em que ele segura a raquete), como os ataques não preferenciais, revés, ou
destreza revés (aquele realizado no lado não dominante, lado contrário ao
que segura a raquete) e também os ataques
altos ou destreza alta (aquele
realizado sobre o corpo do atleta). Ataque alto ou destreza alta são os golpes
especiais que os atletas produzem ao receberem a bola em uma área que
pressupões habilidade para realizar o ataque e não somente devolver a bola
(dentre esses golpes especiais podemos citar aqueles já internalizados na
cultura do frescobol, tais como: gancho,
martelo, martelo invertido, smash, chicote alto, colher alta etc., porém
qualquer outro movimento que o atleta faça nesse quadrante do jogo (desde que
caracterize um ataque) também será objeto de planilha e receberá a respectiva
pontuação especial), ao mesmo tempo não se deve confundir a destreza ou
habilidade alta com aquela bola que chega à lateral preferencial do atleta,
ainda que esteja alta, como uma jogada especial do esporte. A preparação de
bola para realização de golpes de ataques evidencia a habilidade do defensor,
bem como suas defesas de qualidade, dessa forma são premiados os bons
defensores, o conjunto da equipe e o jogo como um todo;
Quanto mais atacarem as equipes, maior
será a nota sem que haja uma pontuação limite;
Os ataques
não preferenciais, reveses ou destreza revés, assim como os ataques altos ou destreza alta
receberão pontuação diferenciada dado que são bem mais difíceis de executar;
Os ataques serão definidos com a
pontuação abaixo:
1.
Ataque preferencial = 1 ponto;
2.
Ataque não preferencial, revés ou destreza revés = 3 pontos. Limitado a 12
ataques por atleta. Os ataques que ultrapassarem os 12 previstos serão anotados
na planilha como mais um ataque com valor de 1 ponto.
3.
Ataque alto ou destreza alta = 2 pontos. Limitado a 7 ataques por atleta. Os
ataques que ultrapassarem os 7 previstos serão anotados na planilha como mais
um ataque com valor de 1 ponto.
OBS.:
1.
Todo e qualquer ataque preferencial, não interessando como seja posicionada a
raquete ou o tipo de golpe aplicado, vale 1 ponto, o mesmo vale para os ataques
não preferenciais, reveses ou destreza revés com valor de 3 pontos até o limite
de 12, assim como os ataques altos ou destreza alta, com o valor de 2 pontos
até o limite de 7.
2.
É importante ressaltar também, para o conhecimento de todos, que os ataques
reveses e ataques altos funcionam como destrezas, mas são computados
naturalmente na soma dos ataques das equipes, isto é, do total de ataques
realizados pelos atletas ou equipes os mesmos recebem a pontuação especial de
destreza e ao mesmo tempo esse ataque será anotado no total realizado pela
dupla, trinca etc.
REGRA 3
EQUILÍBRIO
Na apresentação de frescobol é mais do
que importante que ambos os atletas saibam atacar e também defender. Um
competidor no esporte frescobol, para que seja visto como um jogador de nível,
bem qualificado, necessariamente precisa saber tanto atacar como defender. Por
essa razão a importância dessa nota, a fim de que levemos os atletas a uma
maior qualificação nos principais requisitos de um bom jogo; também é
importante que se entenda que para que haja um ataque é preciso haver a
respectiva defesa e vice-versa. A nota de equilíbrio tem a finalidade de fazer
com que ambos os atletas ataquem e defendam (assim não teremos atletas
limitados). A ABRAF adota a seguinte tabela para o quesito equilíbrio:
Tabela de equilíbrio:
1)
A nota de equilíbrio estará relacionada à diferença de ataques entre os atletas
da equipe.
2)
A ABRAF adota uma tabela de equilíbrio visando facilitar a apuração dos
resultados desse quesito, dar conforto aos atletas e, principalmente, valorizar
o esporte formando atletas com capacidade para atacar e defender.
3)
sempre que a diferença de ataques entre os atletas não estiver dentro das
faixas consideradas pela ABRAF a equipe será colocada na faixa referente ao
atleta que menos atacou.
4)
A equipe que entrar na quadra de jogo e efetivamente somente um atleta atacar
ou passar a maioria do tempo da bateria com apenas um atleta da equipe atacando
caracterizando a falta de defesa de um dos atletas a nota de equilíbrio da
equipe será a nota mínima, isto é, 1 ponto. A diferença mínima a ser
considerada pela ABRAF é de 30% entre os ataques dos atletas (fazendo a divisão
do atleta que menos atacou pelo atleta que mais atacou, essa informação visa
orientar árbitros e atletas).
REGRA 4
INTENSIDADE
A intensidade se define pela qualidade daquilo que é intenso. No
frescobol a intensidade do jogo é a
aferição do quão veloz e forte foi a apresentação da equipe, ou melhor, quão
intenso foi o jogo. Essa nota se refere ao maior número de ataques realizados
pela equipe durante os 300 segundos de apresentação, quanto mais rápido a bola
ir de um jogador ao outro maior será a quantidade de ataques e naturalmente
mais intenso terá sido o jogo (ficando os atletas cientes de que a partir da distância mínima, conforme a categoria de
jogo do atleta (zona limite)
poderão jogar à distância que melhor se adequarem, sabedores então que tal
atitude poderá implicar na questão final de intensidade produzida pela equipe
durante a sua apresentação), os atletas deverão trabalhar um conjunto
importantíssimo neste quesito, ou seja, a combinação da velocidade com a força
(potência), golpes de ataques fortes, potentes e defesa “chutada” com a bola
seguindo uma trajetória mais reta possível dará a tônica de intensidade do jogo. A nota de intensidade será
obtida a partir da quantidade total de ataques da equipe que estará prevista na
tabela de intensidade definida pela Associação, conforme abaixo mencionado:
Ao atingir um determinado número de ataques a equipe receberá pontos,
conforme tabela abaixo (esse conceito tem a finalidade de levar os atletas a
usarem de potência nos golpes, quanto maior a força e velocidade no jogo, mais
se aumenta o número de ataques e é essa a intenção da Associação; um jogo
forte, de poucas sequências, muita velocidade e grande número de ataques):
OBSERVAÇÃO:
A
intenção é premiar a intensidade do jogo e não a força, potência, intensidade
de um atleta em particular (sabemos que não necessariamente em um jogo de
quantidade menor de ataques eles foram realizados com menor força), assim neste
conceito estarão contemplados os ataques (quanto mais fortes e rápidos melhor),
as defesas (quanto mais “chutadas” e retas melhor) e naturalmente a valorização
das sequências, pois toda vez que o jogo é reiniciado a intensidade do mesmo
recomeça de forma baixa.
Tabela
de intensidade:
PONTUAÇÃO ESTIMADA PARA A REGRA ABRAF DUPLAS = 740 pontos.
SEQUÊNCIA
+ ATAQUE + EQUILÍBRIO + INTENSIDADE
150
pontos por equipe de sequência (= 20,27%);
290
pontos de ataque por equipe (= 39,19%);
72
pontos por equipe de ataque revés ou destreza revés (=
9,73%);
28
pontos por equipe de ataque alto ou destreza alta (= 3,79%);
100
pontos por equipe de equilíbrio (= 13,51%);
100
pontos por equipe de intensidade (= 13,51%).
Bons jogos a
todos!
Associação
Brasileira de Frescobol
Esporte Arte
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