AS INSCRIÇÕES SERÃO FEITAS PELAS EQUIPES NO DIA DO TORNEIO
REGULAMENTO E INSTRUÇÕES PARA O TORNEIO COM REGRA SUBJETIVA
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REGULAMENTO TORNEIO INTERNO ABRAF 2017
REGRA SIMPLIFICADA ABRAF SUBJETIVA
A Regra estabelecida
para o Torneio Interno ABRAF obedece a um formato simplificado e tem a
finalidade de confraternizar os espaços de frescobol e seus grupos formados,
objetivando um maior entrosamento de todos; mas ainda que seja dentro de um
clima de confraternização, em caso de necessidade, poderão ser aplicadas as
orientações previstas nos Manuais e Regulamentos de Regras da ABRAF, assim os
atletas deverão estar atentos às regras de boa convivência, respeito e educação
com todos, como também aos aspectos técnicos relacionados em nossos
regulamentos que podem ser aplicados para dar solução a algum tipo de problema.
O tempo de apresentação nesse formato é de “tempo corrido”. A pontuação está
prevista no fim deste Regulamento.
IMPORTANTE:
SERÁ JULGADA A EQUIPE, O JOGO COMO UM TODO E NÃO UM ATLETA INDIVIDUALMENTE.
1) Cada bateria terá a duração de 9 minutos
corridos, isto é, o árbitro dispara o cronômetro e a apresentação segue até o
fim do tempo previsto, podendo haver um intervalo de um minuto de descanso a
critério da dupla (nesse caso o cronômetro será pausado). A bateria acontece
sem interferência dos árbitros, cabendo aos mesmos somente o apito inicial e
final da apresentação. Não é necessária a reposição de bola com pressa, pois os
árbitros julgarão a apresentação como um todo e não farão contagem de quaisquer
quesitos.
2) A nota máxima final de apresentação de cada
equipe será 30 (trinta);
3) Serão somadas as notas simples dos árbitros
dada a cada quesito (nota de ataque + nota de defesa + nota de habilidade e
dividido o resultado por 3 (três) chegando-se, assim, à nota da equipe dada por
cada árbitro que será a partir de 7 (sete) e no máximo de 10 (dez), em seguida
serão somadas as notas dos três árbitros técnicos na planilha do Árbitro
Central totalizando a nota máxima que será 30 (trinta). A equipe com a maior nota final será declarada
campeã do evento.
4. O critério de desempate é o seguinte:
Em caso de empate entre equipes o desempate
será feito primeiro pela nota de ataque, depois de defesa e por fim de habilidade,
tudo relativo à nota dada pelo árbitro Nr 1, persistindo o empate passa-se à
nota do árbitro Nr 2, por último o árbitro Nr 3
em caso de empate entre todos os quesitos as equipes irão para a arena e
será contado o número efetivo de ataques, numa distância de 6 metros, em duas
sequências (vence quem realizar o maior número de ataques nas duas sequências).
O Árbitro Central é o Nr 1, o Árbitro Técnico à direita do AC é o Nr 2 e o
Árbitro Técnico à esquerda do AC é o Nr 3.
CRITÉRIOS
ESTABELECIDOS PARA AVALIAÇÃO DOS JOGOS
Nota
de Ataque, nota de defesa e nota de habilidade: os árbitros
avaliam a qualidade dos ataques, defesa e a habilidade realizados pela equipe
durante a apresentação dando uma nota que pode variar de 7 a 10, conforme o
jogo tenha sido avaliado como BOM, MUITO BOM, EXCELENTE OU EXTRAORDINÁRIO.
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NOTA JOGO BOM
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QUANDO O JOGO
FOR AVALIADO COMO BOM A NOTA SERÁ ENTRE 7,0 E 7,9
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7,0
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7,1
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7,2
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7,3
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7,4
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7,5
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7,6
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7,7
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7,8
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7,9
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NOTA JOGO MUITO BOM
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QUANDO O JOGO
FOR AVALIADO COMO MUITO BOM A NOTA SERÁ ENTRE 8,0 E 8,9
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8,0
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8,1
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8,2
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8,3
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8,4
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8,5
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8,6
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8,7
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8,8
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8,9
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NOTA JOGO EXCELENTE
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QUANDO O JOGO
FOR AVALIADO COMO EXCELENTE A NOTA SERÁ ENTRE 9,0 E 9,5
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9,0
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9,1
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9,2
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9,3
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9,4
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9,5
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x.x.x
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x.x.x
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x.x.x
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x.x.x
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NOTA JOGO EXTRAORDINÁRIO
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QUANDO O JOGO FOR
AVALIADO COMO EXTRAORDINÁRIO A NOTA SERÁ ENTRE 9,6 E 10,0
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9,6
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9,7
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9,8
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9,9
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10,0
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x.x.x
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x.x.x
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x.x.x
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x.x.x
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x.x.x
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Ataque: avaliar os
ataques realizados pelas equipes, quanto melhor realizado com potência e em
todos os quadrantes.
Defesa: avaliar a devolução
da bola defendida, mantendo-a viva em direção ao parceiro, realizando um jogo
com poucas bolas caídas ao chão.
Habilidade: avaliar o
conjunto de recursos técnicos que os atletas apresentam durante a bateria, o
seu desempenho em jogar em todos os quadrantes.
Nota
Final: é
a soma das notas dadas pelos três árbitros técnicos.
OS
QUESITOS DE AVALIAÇÃO DO JOGO
A) ATAQUE: será considerado ataque o claro
movimento e esforço dos atletas em atacar seja com alta potência, média ou
baixa; devendo aumentar a velocidade da bola recebida do seu parceiro, sendo
que quanto maior a potência dos ataques melhor será o resultado final; os
árbitros deverão observar os ataques sejam eles do lado dominante ou não
dominante dos atletas; também se os mesmos conseguem atacar as bolas em altura
baixa, média ou alta e até mesmo quando a bola volta no seu corpo. Quanto maior
a habilidade dos atletas para atacar, melhores serão os resultados finais de
suas notas. Os atletas deverão ter habilidade para realizar os seus ataques,
dando um brilho especial aos jogos, atacando em todos os quadrantes, ou seja,
preferencial, alto, central e revés. Os atletas devem buscar os ataques de
risco, os ataques e jogadas diferenciadas e tudo que possa fazer neste quesito,
lembrando que neste formato não há preocupação com as bolas que caem ao chão ou
equilíbrio, mas claro está que um jogo de boa técnica vai naturalmente exibir
longas sequências.
B) DEFESA: será considerada defesa a
devolução de um ataque seja ele realizado em qualquer potência; os árbitros
devem observar se as bolas são devolvidas na melhor posição de ataque do
referido parceiro ou se as mesmas voltam de maneira aleatória, o que
configuraria uma defesa limitada e por consequência uma menor nota de defesa, as bolas que
forem defendidas após um ataque de extrema potência e quanto mais assim forem
configuram boa habilidade de defesa (principalmente se voltam na melhor posição
de ataque do parceiro); também deve ser observado se os atletas só devolvem as
chamadas “melhores bolas” (peito/abdômen) ou se consegue devolver as bolas
tanto baixas como aquelas que vêm no rosto ou acima desse e mais ainda aquelas
bolas que chegam ao lado oposto da melhor defesa dos atletas (a chamada bola
cruzada) e ainda se os atletas conseguem devolver todas as bolas que chegam aos
seus raios de alcance ou se a defesa é limitada.
C) HABILIDADE: será considerado habilidade
o conjunto de recursos técnicos ou “ferramentas e instrumentos” que o atleta
possui para jogar e se desenvolver na arena, atacando e defendendo o tempo todo
e em qualquer lugar que volte a bola, recupere bolas, sua movimentação na
quadra. Toda a habilidade usada no conjunto do jogo deverá ser considerada e
logicamente proporcionará uma melhor nota; observar se os atletas conseguem
jogar em variadas distâncias, sendo permitido e elogiável qualquer jogada que
tenha o intuito de não permitir a queda da bola ao chão.
5. Os casos omissos, as infrações e penalidades
(se for o caso) serão dirimidos pela Comissão Organizadora.
**NÃO
ESQUEÇAM QUE NESTE REGULAMENTO ANALISAMOS A APRESENTAÇÃO DA DUPLA E NÃO CADA
ATLETA INDIVIDUALMENTE. É IMPORTANTE QUE A DUPLA APRESENTE O MÁXIMO POSSÍVEL DE
TODOS OS QUESITOS AVALIADOS, ENTRETANDO OS MESMOS SÃO BALIZADOS PARA A
ORIENTAÇÃO DA ARBITRAGEM, ASSIM TODO E QUALQUER JOGO COM BRILHANTISMO,
INDEPENDENTE DO ESTILO APRESENTADO, PODERÁ RECEBER UMA BOA NOTA.
**Outras
orientações poderão ser acrescidas a este Regulamento.
NOTA DEFINIDA PARA ESTA REGRA = 30 (trinta)
ATAQUES
+ DEFESA + HABILIDADE = Nota máxima 10 (dez) por cada árbitro.
Nota
máxima 10 relativa ao árbitro Nr 1;
Nota
máxima 10 relativa ao árbitro Nr 2;
Nota
máxima 10 relativa ao árbitro Nr 3;
Bons jogos a
todos!
Associação Brasileira
de Frescobol
Esporte Arte
ANTONIO FERREIRA DA SILVA FILHO - Presidente da ABRAF
Rua Moncorvo Filho, 35, 505, Centro, Rio de Janeiro, 20211-340.
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4108-9542/98172-9142

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